top of page

Sobre

Pretendemos, na disciplina Comunicação Comunitária, implementar o projeto Retratos de Família. Trata-se de um estudo inicial a respeito do conceito de história de vida, trazido por autores das Ciências Sociais, entre eles, Ecléa Bosi, em sua obra "Lembrança de Velhos". A proposta é permitir que o aluno faça uma incursão ao interior de sua família em busca de suas origens, genealogia, tradições. Ao final do semestre, o estudante teve condições de compreender e realizar uma exposição virtual a partir de incontáveis linguagens - midiáticas ou não - capazes de retratar sua família (uma receita de família, uma fotografia, uma música, um grafite, uma crônica, um poema, um vídeo etc). 
 

Em seu trabalho "Memória e Sociedade: lembrança dos velhos", Ecléa Bosi percorre histórias de idosos que deixaram de exercer um papel social do trabalho e passaram a cumprir o papel de preservar a memória, as lembranças de suas vidas e das pessoas próximas. Neste sentido a autora percorre uma reflexão densa para relacionar a memória ao coletivo, às experiências sociais, muitas ligadas ao trabalho, núcleo social mais forte e presente em nossa sociedade. A memória, para Ecléa e vários autores, é resultado de experiências muito significativas mas que, mais do que outra condição, estão ancoradas no presente e na relação entre comunicação e convívio social.  Ecléa frisa que sempre a memória tem relação com o presente, o que muitas vezes não percebemos, mas através de exemplos relacionados na introdução do seu livro, reafirma esta posição. Este projeto será muito importante para os alunos no sentido de valorizarem a comunicação para além do universo midiático. Ao percorrer suas histórias antigas (1940-1970 em média, na maioria dos casos) os alunos tiveram explicações para o presente, reafirmando suas raízes - relação com o trabalho campo/cidade - questões políticas, econômicas e sociais.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Retratos de Família

Os trabalhos foram individuais para que cada aluno experimente os processos de investigação e captação sobre suas histórias. A referência foi levantar as lembranças de seus entes mais antigos de suas famílias (avós, bisavós), histórias de vida desde quando as lembranças permitirem. O trabalhos poderiam ter dois núcleos narrativos, o primeiro seriam as lembranças das personagens. Já o segundo núcleo seriam as histórias dos descendentes na ótica das personagens escolhidas até chegarem nos alunos ou um aspecto destes apenas.

*Este site contempla os trabalhos de maior apuro técnico e conceitual.

bottom of page